domingo, 10 de outubro de 2010

Afinal de contas o que é a amizade?

No meu humilde olhar, a amizade é dos valores mais importantes que me move, não é nada mais do que a mais bela forma de amar, não é dar só palmadas nas costas mas sim ter o poder para chamar à razão, criticar de uma forma construtiva, dizer não em vez de nos rir-mos porque o nosso amigo fez coisas que o possam envergonhar mas no fundo nos fez rir a todos, olhar nos olhos de quem gostamos e dizer basta, a amizade não é dar-mos razão ao homem do casal nosso amigo só pelo simples facto de ser homem, é termos o poder de conseguir visualizar as situaçoes de uma forma imparcial, seja ele o nosso amigo a nossa amiga ou o casal nosso amigo, é sermos justos, aí sim a amizade funciona. Ser amigo é ser justo, responsavel, critico, moderador, sensivel, carinhoso, ser amigo é brindar ás alegrias mas tambem dar um abraço nas tristezas, brindar aos sucessos mas tambem estar junto nos fracassos, é rir á gargalhada mas tambem chorar, é passear ao sol mas tambem meditar á chuva. È por estas e por outras que tenho poucos amigos mas os que tenho esses sim sabem que podem contar comigo, ao sol mas tambem à chuva, para rir mas tambem para deixar caír uma lágrima, para um abraço ou só para um simples olhar, para uma longa conversa ou simplesmente para estarmos em silencio, para dizer boa fizeste bem mas tambem para dizer foi errado o que fizeste. Para mim afinal de contas é isto a amizade!!! Um bem haja aos meus amigos e que me desculpem os outros mas um grande e forte abraço a ti meu amigo Finn porque neste momento deve ser a ti que este abraço faz mais falta. E eu sinto a tua falta!!!


"Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova quando
chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de
grandes chuvas e das recordações da infância.
Preciso de um amigo para não enlouquecer, para contar o que vi de belo e triste
durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade.
Deve gostar de ruas desertas, de poças d´água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim. Preciso de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já tenho um amigo.
Preciso de um amigo para parar de chorar. Para não viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas.
Que bata nos ombros sorrindo e chorando, mas que me chame de amigo, para que eu tenha a consciência de que ainda vivo"

Vinícius de Moraes

2 comentários:

  1. São demonstrações de afecto como estas que nos marcam uma vida, que nos deixam estarrecidos e de palavras parcas, transportam-nos para os cenários mais privados e para os hemisférios mas recônditos, são nestas alturas que apetece abraçar, sentir o calor da amizade e a energia do olhar…. entrar dentro dele e dizer… gosto de ti e não duvido que tombaremos o mundo se quisermos, basta querermos… que ao sol ou à chuva nada disso fará diferença, afinal não passam de intempéries e que a energia de dois esternos parceiros só torna o caminho mais sumarento.

    PS: Agora é altura de passar o pano pelos olhos lacrimejamos, porque o teu abraço não tem hora de chegada.

    ResponderEliminar
  2. Muito boa noite a todos. Sou nova por estas bandas mas não resisti a comentar esta tua visão da amizade sawyer. Não tenho mais palavras para acrescentar a esta definição...de facto os amigos não sáo só para nos dar palmadinhas nas costas e acenar a tudo o que fazemos...os verdadeiros amigos são aqueles que conseguem dar-nos na cabeça quando precisamos e levar-nos ao alto quando merecemos.
    Penso que também aqui se pode aplicar a palavra sequela...de facto, um pouco de nós é a sequela dos nossos amigos...

    Beijinhos
    Jani

    ResponderEliminar